Startup Day 2025

Meto-me nestas provocações 😉  e aprendo muito. Nesta feita os condutores dos ensinamentos foram: Diogo D. Zatta, Francisco Ailton dos Santos e Fábio Verruck. Pra encerrar o Rafael Gasparin Boff deu uma força mediando um bate-papo com os professores (carinhosamente, “os carecas”). Uma frase insinuante foi “liberdade gera criatividade”. Assimilei a razão de ser e…

Leia Mais

Cegueira ou buraqueira?

Estamos todos sofrendo uma metamorfose ambulante e não adianta colocar um cinto de segurança no casulo. Um tendência interessante é a perda de espontaneidade, estamos “cheios de dedos” (tudo é ofensivo) e não nos permitirmos expressar opinião sincera sobre nada, o que nos faz parecer – mesmo que indignados – mais perdidos que cego em…

Leia Mais

Enquanto o poço não secar …

Dizem que a política é a arte do diálogo e de trocar negociações. Prefiro palavras mais diretas: “toma lá, dá cá”. Negociar é uma prática corriqueira, a questão é … em benefício de quem os políticos negociam? Elementar caro Watson, em benefício próprio. Eu seria capaz de apostar nos “novos” mandachuvas do Congresso Nacional: Davi…

Leia Mais

Narcisismo Digital

Bem … não é de hoje que não vou com a cara do Narcizo [1]. 😉 Exatos 35 anos atrás, “Narciso” estava a minha frente personificado num cara de quase 1,90 m e, não lembro-me por qual cargas d’água, resolvemos nos entender pelas vias de fato, levando abaixo uma parede divisória e caindo abraçados no…

Leia Mais

Respira! Expira ….

Sobre a polêmica viral de ceder a poltrona na janela para criança: sim ou não? Pensei comigo mesmo, esta história dá um oportuno “textículo” (carinhosamente, chamo assim minhas narrativas pessoais). Conhecendo a turma que convivo, não demora muito vai aparecer um sacana: como vão os seus te*tículos? Já antecipo minha resposta-pergunta: com “x” ou com…

Leia Mais

Jeca, Joca e Juca

O Circo Acusatório: Quando a Narrativa Vale Mais que as Provas Quando penso que já se chegou até o fundo do poço, aparece um gaiato para apontar que o lamaçal grosso mora um palmo mais abaixo. Sabe aquele concentrado de lama nojenta, gosmenta e asquerosa que dá vontade de “chamar o raul” ou, seria, chamar…

Leia Mais

Só um lugarzinho para sentar

Andreazza ... seja gentil!

Aí … como isto me cansa. Pior seria ser indiferente. Juro que odeio assumir este papel de “rebelde” (quem me conhece, minimamente, sabe que não é minha praia), mas é foda enxergar as coisas e me fazer de sonso, simplesmente dando as costas. Sou um cara que não gosto de ir ao Supermercado. No entanto,…

Leia Mais

Elasticidade total

Acabou de rolar as eleições municipais 2024 para prefeitos e vereadores (1º turno) em 5.569 municípios do Brasil. A estimativa era de sermos 155 milhões de eleitores(as) para votarem nas 571.024 urnas eletrônicas espalhadas por este país continental; apesar disto, o único senão cabível de registro negativo foi a abstinência de 21,71%. A apuração ……

Leia Mais

O ovo ou o galo

Assim que me deparei com esta imagem, sabia que poderia caprichar por conta do nosso atípico e controverso direito de liberdade de expressão. Na verdade, por pura coincidência temporal e contextual, fiz uma pesquisa no X por “cabeça de ovo” (sem nominar, apelido bem carinhoso), antes da rede ser banida (erro 404 – not found)…

Leia Mais

Dose dupla

Como entusiasta das novidades a respeito de Internet das Coisas (IoT), nada surpreendente estar por perto acompanhando algumas realizações e progressos nesta seara. E, por ironia do destino, moro num local que proliferam iniciativas voltadas à tecnologia LoRaWAN. Antes de prosseguir, uma correção semântica, já que esta tecnologia de conectividade em rede fica melhor descrita,…

Leia Mais