Startup Day 2025

Meto-me nestas provocações 😉  e aprendo muito. Nesta feita os condutores dos ensinamentos foram: Diogo D. Zatta, Francisco Ailton dos Santos e Fábio Verruck. Pra encerrar o Rafael Gasparin Boff deu uma força mediando um bate-papo com os professores (carinhosamente, “os carecas”). Uma frase insinuante foi “liberdade gera criatividade”. Assimilei a razão de ser e…

Leia Mais

O que aprendi sobre SCRUM?

Oi Gabriela Reis, professora de métodos SCRUM (17-20 Fev 25), a quem agradeço e deixo meu singelo e sincero feedback. Vou assumir minha completa ignorância. Fiz uma tradução livre de P.O. (responsável pelo produto) constante do título do curso de extensão “Product Owner na Prática: Vivenciando o Dia a Dia” da UCS e, inicialmente, pensava…

Leia Mais

Narcisismo Digital

Bem … não é de hoje que não vou com a cara do Narcizo [1]. 😉 Exatos 35 anos atrás, “Narciso” estava a minha frente personificado num cara de quase 1,90 m e, não lembro-me por qual cargas d’água, resolvemos nos entender pelas vias de fato, levando abaixo uma parede divisória e caindo abraçados no…

Leia Mais

Dose dupla

Como entusiasta das novidades a respeito de Internet das Coisas (IoT), nada surpreendente estar por perto acompanhando algumas realizações e progressos nesta seara. E, por ironia do destino, moro num local que proliferam iniciativas voltadas à tecnologia LoRaWAN. Antes de prosseguir, uma correção semântica, já que esta tecnologia de conectividade em rede fica melhor descrita,…

Leia Mais

Será que um robô irá me substituir?

IA, IA, IA … só se fala nisto! Acredito que a insistência no assunto tem fundamento no faturamento de uma nova indústria de lucro. Infelizmente, não credito a proliferação do termo IA ao seu auge, quem derá, finalmente alcançado; porém ao puro apelo de marketing que a “tecnologia” – dita como IA – pode agregar…

Leia Mais

Equilíbrio ou ponderação

Tá … não haveria luz se não fosse as trevas, daí a importância do equilíbrio. As mudanças tornaram-se tão frequentes que passam desapercebidas [1], sem espaço para o contraponto (reflexão). Por conta disto, aparentemente, o contínuo das transformações não nos tira mais o fôlego e aprendemos a nos comportar tal como um caranguejo na panela…

Leia Mais

Caserna de tijolos

Não sou das retrospectivas, prefiro as prospectivas, mas nesta feita abrirei uma exceção. Resgatarei uma velha palestra ministrada, em 2017, para um público especializado em TIC que tratou de dois assuntos: (i) invenção x inovação; e (ii) níveis de operação de uma Central de Serviço. Antes cabe esclarecer o contexto, estávamos numa fase de estudo…

Leia Mais

Olhar firme

Peraí, peraí, peraí … não que eu seja um expert do assunto, dias desses me perguntaram o que eu acho da IA (Inteligência Artificial)? Por conta do perfil do interlocutor (tecnocrata, sou metade assim), já sabia qual era a resposta esperada e julguei por bem não ser o desmancha prazeres. Desconversei porque bom gaudério não…

Leia Mais

Potencialize-se

O GPS a que me refiro hoje significa Guia de Potencial Singular, um interessante homônimo ao Sistema de Posicionamento Global (GPS). Sendo a coincidência intencional ou não, vejo pontos em comum pra interligar e criar conexões. Para soltar a criatividade, vamos debulhar o entendimento sobre efemérides e azimutes. Antes do breve passeio técnico, temos que…

Leia Mais

Ratoeira IoT

O assunto desta vez trata sobre IoT (Internet das Coisas). Não estou sendo brincante, pois todos sabemos que abordar IoT num único artigo é o mesmo que tentar fazer um camelo passar pelo furo de um agulha. Mas, vamos aplicar um filtro passa-faixa bem estreito e focar na frequência de ressonância. Não complica, explica! 😉…

Leia Mais